Alqueva

Alqueva - O maior lago artificial da Europa

Alqueva

Em pleno Alto Alentejo situa-se a albufeira de Alqueva, a maior da Europa, actualmente o Grande Lago do Alqueva estende-se ao longo de 80 km do curso do Guadiana, entre o paredão (situado a leste de Portel) e a Ponte da Ajuda, a sul de Elvas. São 250 km2 de espelho de água que modificaram fortemente esta zona do Alentejo. Foram submersos dezenas de moinhos tradicionais e açudes, para além do castelo romano da Lousa. A aldeia da Luz, na margem esquerda, teve de ser reconstruída a uma cota superior, tendo sido criado um museu evocativo da antiga povoação.

Este gigantesco lago do Alqueva valoriza actualmente as povoações ribeirinhas. Embora a finalidade primordial desta água seja a rega e o abastecimento público, há uma vertente de turismo náutico que está a ser desenvolvida, existindo já embarcações a fazer cruzeiros no Grande Lago do Alqueva. Por outro lado, perspectiva-se algum desenvolvimento da hotelaria e da restauração, para além do turismo de natureza, dada a quantidade de trilhos ribeirinhos que se torna possível percorrer, sempre com vista para o, agora cheio, vale do Guadiana.

A zona envolvente desta albufeira inclui vestígios históricos de primeira grandeza, como sejam a Anta do Olival da Pega, o Menir da Rocha dos Namorados, a fortaleza seiscentista de Juromenha, os castelos medievais do Alandroal, Terena, Monsaraz e Mourão e a Torre do Esporão. Uma palavra especial para o burgo amuralhado de Monsaraz, erguido no alto de uma colina e que chegou aos nossos dias num grau de conservação e com uma autenticidade que espantam o visitante. Em todas estas fortificações, se a vista já era boa, agora com o vasto espelho de água de Alqueva à frente, as perspectivas tornam-se verdadeiramente deslumbrantes.

Agroturismo

As terras envolventes ao grande Lago de Alqueva são a mais recente e extraordinária transformação do Alentejo, resultante do abraço entre a água e a terra. O Agro-turismo potencializa todo o complexo do Alqueva através do património, da gastronomia e da cultura.

Visitar a região do Alqueva e pernoitar num agro-turismo numa das vilas/aldeias ribeirinhas do Grande Lago de Alqueva é como que redimensionar o horizonte para viver e tornar viva toda a história de um espaço único, de forma a contemplar a hospitalidade Alentejana como um bem inigualável.

Casa D. Antónia

Casa D. Antónia

A Casa D. Antónia caracterizada pelo seu ambiente simples e familiar, dispõe de uma suite e seis quartos duplos rústicos, todos eles equipados com ar condicionado, TV cabo, WC privativo, com serviço de pequenos-almoços regionais.

ler mais

 

Évora

Évora

Moderna e turística, Évora conjuga uma inigualável beleza natural com uma vasta riqueza histórica, cultural e religiosa. As suas praças e monumentos contam episódios da história nacional e as suas gentes orgulham-se do seu passado.Apesar das tradições, Évora é uma cidade virada para o futuro onde a modernidade e o conforto ocupam cada vez mais um lugar privilegiado em todos os sectores da vida dos eborenses.

ler mais